Semana passada a BBC noticiou a exibição de uma nova restauração de Das Cabinet des Dr Caligari (O Gabinete do Dr. Caligari, de 1920). O link para a reportagem (em inglês), está no final desta postagem.
Conrad Veidt, interpretando o sonâmbulo Cesare |
A restauração foi feita a partir dos negativos do filme, e foi tomado todo um cuidado especial para que o resultado final fosse o mais próximo possível do que as plateias de 1920 viram no cinema. Além de uma qualidade maior da imagem, que permite ver melhor detalhes de cenário e vestuário e das interpretações dos atores (o que por si só já valeria a pena), podemos agora ver que esse filme mudo tem.. cores!
Apesar de ser um filme em preto e branco, o Gabinete era mostrado com partes de sua narrativa com tons de cores, vermelho, azul, amarelo e outras, para dar mais peso à emoção que queria se passar para o espectador. Deste jeito, é possível ver o filme de uma maneira completamente diferente, como é mostrado em comparações e imagens na reportagem da BBC.
Cena da versão restaurada de O Gabinete do Dr. Caligari. |
O Gabinete do Dr. Caligari é um dos filmes mudos mais influentes da história do cinema, considerado por muitos como o primeiro verdadeiro filme de terror (ou suspense), e um dos maiores expoentes do Expressionismo Alemão. Muitos recursos e elementos que são comuns hoje em filmes (ou séries) de suspense, terror e crime, apareceram pela primeira vez no cinema em O Gabinete, sendo que um dos mais marcantes foi a reviravolta do final (o chamado plot twist), aquela que deixa a audiência de queixo caído.
Cores assustadoras num filme preto e branco. |
Uma excelente notícia para os fãs de cinema e de filmes de terror, e uma boa forma de retomar as publicações neste blog.
Confira aqui a Restauração de Das Cabinet des Dr. Caligari .
"Wellcome back, Frank".
ResponderExcluirObrigado, senhor.
ExcluirOs grandes estúdios deveriam investir mais na remasterização-restauração de grandes obras do que nos enfiar goela abaixo refilmagens muitas vezes irrelevantes e medíocres.
ResponderExcluirEu acredito que os grandes estúdios tem um certo interesse em remasterização/restauração de suas obras, em parte por conta do mercado de blu-ray.
ExcluirA questão das refilmagens é simples, bastava fazer uma boa refilmagem.